Que solvente limpa o silicone?

Pin
Send
Share
Send

O silicone curado é uma substância notoriamente difícil de remover de qualquer superfície. Para obtê-lo, você geralmente precisa recortar e puxar, e o procedimento pode ser trabalhoso. Embora você possa encontrar produtos removedores de silicone industriais, eles não são seguros para uso doméstico. Em vez disso, você pode usar várias opções mais seguras, algumas das quais você já pode ter.

Crédito: SolStock / iStock / GettyImages Que solvente limpa o silicone?

Remoção de calafetar de silicone

O calafetar de silicone dura muitos anos, mas faz se desgastar e, quando isso acontecer, você precisará removê-lo antes de aplicar um calafetar fresco. Quem já fez isso sabe que alguns solventes domésticos amolecer calafetar silicone, mas ninguém o dissolve. Uma estratégia comum de remoção é amolecer o calafetar com uma quantidade generosa de um agente amaciador e depois cortá-lo com uma faca ou retirá-lo com um alicate. Depois que o volume acabar, você normalmente usa o mesmo solvente em combinação com uma esponja para limpar o resíduo.

Solventes amaciadores

Um item que você pode ter em mãos que ajuda a amolecer o silicone é espíritos minerais, que é adequado para remover o silicone de superfícies duras, como azulejos, mármore ou concreto. Para removê-lo de superfícies plásticas ou pintadas, você deve usar álcool isopropílico, o que não prejudicará a superfície. O álcool comum que você pode ter para uso doméstico pode não ser forte o suficiente para fazer o trabalho. Em vez disso, tente um álcool isopropílico de classe industrial com 99% de pureza.

Outras opções de solventes de silicone incluem tolueno e xileno. Sempre considere o material que você está limpando ao escolher um solvente para garantir que ele seja compatível. Teste o solvente que você escolher em um local escondido antes de usá-lo em uma escala maior para garantir que não cause danos. Também é importante ler as instruções do produto, seguir todas as instruções e avisos e permitir uma ventilação adequada.

O calafetar de silicone tem um odor que se assemelha ao vinagre porque, como o vinagre, contém ácido acético. Consequentemente, vinagre branco é outro solvente que você pode usar para amolecê-lo. Pode não funcionar tão bem quanto álcool mineral ou álcool, mas apresenta pouco perigo para o substrato ao qual o calafetar adere. Esfregar uma mesa exposta à cera de silicone com vinagre pode remover com segurança parte do silicone.

Cortando o volume

Solventes como vinagre ou álcool mineral e outros ainda mais fortes, como diluente de laca, calafetar de silicone curado inchado. Isso diminui sua adesão ao substrato e facilita o corte com uma faca.

Para remover o calafetar teimoso, você pode aplicar o solvente repetidamente ou embeber um pano e colocar o pano no calafate. Depois de amolecer, corte o mais próximo possível do substrato, com uma faca afiada enquanto você puxa o cordão, é a maneira mais eficiente de remover a granel. Uma vez que se foi, um resíduo fino geralmente permanece para trás.

Remoção de resíduos

O resíduo que resta depois de cortar a maior parte de um cordão de calafetar ainda pode impedir a aderência de um novo calafetar e deve ser removido. Esfregar com lixa ou com uma esponja não é uma boa estratégia, porque o calafetar tende a formar pequenas bolas grudadas uma na outra e no papel ou bloco. A melhor estratégia é embeba o resíduo com mais aguardente mineral, álcool ou vinagre para amolecê-lo ainda mais e raspe-o com um raspador ou uma faca afiada. Continue trabalhando no resíduo usando esta estratégia até que seja completamente removido.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Removedor de silicone Como usei e olha no que deu (Pode 2024).