A diferença entre higrômetro e barômetro

Pin
Send
Share
Send

Os meteorologistas, meteorologistas e outros cientistas usam uma variedade de instrumentos para medir dados. Os dados são então analisados, comparados com o conhecimento existente de padrões climáticos passados ​​e previsões construídas a partir das informações. Dois instrumentos que fornecem dados essenciais são o higrômetro e o barômetro. A principal diferença entre os dois é que um barômetro é usado para medir a pressão atmosférica do ar circundante e um higrômetro é usado para medir a umidade atmosférica.

Começos do barômetro

O matemático e físico italiano Evangelista Torricelli (1608 a 1648) inventou o primeiro barômetro útil conhecido. O aparelho de Torricelli, baseado nas características de sifão de um canudo, usou uma coluna de mercúrio suspensa em um tubo para medir a pressão do ar ambiente. O matemático e físico francês Blaise Pascal (1623 a 1662) testou o dispositivo de Torricelli em várias altitudes para provar que a pressão atmosférica era de fato o que sustentava a coluna de mercúrio no instrumento de medição.

Início do higrômetro

Um higrômetro pode ser definido como qualquer instrumento usado para medir a umidade do ar. O prefixo "higro-" deriva da palavra grega para "úmido". O cientista suíço Horace Benedict de Saussure (1740 a 99) é creditado com a invenção do primeiro higrômetro útil. Saussure observou que o cabelo se expande e alonga quando molhado, contrai e encurta durante o processo de secagem. Com base nesse conhecimento, a Saussure criou um dispositivo higrométrico que utilizava o cabelo humano para medir a umidade da atmosfera com base nesse conhecimento.

Psicrômetro Sling

No final do século 19, a maioria dos meteorologistas havia substituído o dispositivo de Saussure pelo chamado psicrômetro de estilingue, ou mais comumente termômetro de bulbo úmido e seco. Um psicrômetro de estilingue é um tipo de higrômetro que mede a umidade relativa da atmosfera usando o fato de que quanto menor a umidade, mais rápida a umidade evapora. Este instrumento climático usa dois termômetros, um é umedecido e outro permanece seco. Medir o efeito de resfriamento da evaporação e a velocidade com que o termômetro de bulbo úmido seca pode ser usado para calcular a quantidade de umidade no ar ambiente.

Barômetros modernos

Um barômetro aneróide mede a pressão atmosférica sem o uso de líquidos. Em vez disso, um barômetro aneróide usa uma célula de metal que diminui ou se expande dependendo da pressão do ar ambiente. Hoje, o uso do barômetro tornou-se tão arraigado na previsão do tempo que os meteorologistas agora se referem à pressão barométrica em vez da pressão atmosférica. Gravar a pressão barométrica simultaneamente em várias estações meteorológicas ao redor do mundo permite que os meteorologistas medam o tamanho e os movimentos das massas de ar. Esta informação é crítica na formulação de uma previsão meteorológica precisa.

Pin
Send
Share
Send