Como limpar o silicone calafetar contadores laminados

Pin
Send
Share
Send

O calafetar de silicone é um excelente adesivo e selante, e é totalmente à prova d'água, por isso é amplamente usado para selar as bordas das bancadas onde elas se encontram com a parede. Dura muito tempo - mas não para sempre. Portanto, quando o velho calafetar fica descolorido e sem graça, ele deve ser removido antes que você possa calafetar novamente. Embora alguns produtos, como o Dap Silicone-Go-Gone, amolecem para facilitar a remoção, nenhum produto o dissolve e você quase sempre precisa recorrer à raspagem e puxão.

O calafate de silicone é um ótimo adesivo e selante, e é completamente à prova d'água, por isso é amplamente utilizado para selar as bordas das bancadas onde elas se encontram com a parede.

Às vezes, o calafate disperso chega à superfície da bancada e, se for permitido curar, pode ser difícil removê-lo. Se o material da bancada for laminado, você deve ter um cuidado extra ao raspar o calafetar, pois os laminados são bastante suscetíveis a arranhões. O procedimento de remoção padrão para calafetar silicone envolve um amaciador, um raspador ou lâmina de barbear, um alicate e os dedos.

Qual é o melhor removedor de silicone?

Por conter ácido acético, o calafetar de silicone não curado tem um odor semelhante ao vinagre - e, de fato, você pode usar o vinagre para amolecê-lo depois de curado. O vinagre também é ótimo para remover manchas de água dura em bancadas laminadas. Você também pode amolecer o silicone curado com um dentre vários amaciadores de silicone no mercado, incluindo Silicone-Be-Gone, Goo Gone e Lift Off Caulk Remover. Álcool isopropílico, álcool mineral e lubrificantes em spray, como o WD-40, também funcionam.

Na verdade, nenhum desses produtos dissolve o silicone porque, devido à natureza do processo de cura, isso é impossível. Alguns produtos podem digerir silicone, mas são destinados ao uso industrial e não para uso doméstico. Portanto, lembre-se de que quando você compra um removedor de silicone, na verdade está comprando um amaciante. Embora facilite o trabalho, a limpeza de calafetagem de silicone envolve necessariamente raspagem, corte e tração.

O procedimento para limpeza de calafetar com silicone

Se você decidir tratar o silicone com um amaciador, precisará manter o produto químico escolhido em contato com o calafetador por tempo suficiente para que ele funcione, o que pode variar de alguns minutos a uma hora ou mais. Se você estiver usando um produto comercial, siga as instruções no rótulo. Para amaciadores domésticos, como o vinagre, a melhor abordagem é umedecer um pano, cobrir o calafetar com o pano e deixar descansar.

Você também pode amolecer o calafetar de silicone com calor, em vez de usar um produto químico. Coloque um secador de cabelo em lume brando por alguns minutos até amolecer.

A maior parte do procedimento envolve corte e raspagem. Corte o calafetar em seções com uma espátula afiada ou uma lâmina de barbear, depois trabalhe a lâmina ou a ferramenta sob as seções que você cortou e as levante. Quando o calafetar quebrar em seções, puxe as seções da superfície laminada com um alicate ou com os dedos.

Limpando o resíduo

Depois que a massa do calafete se foi, geralmente permanece uma fina película de resíduo. Isso é muito mais fácil de remover se você usar um agente amaciador, como álcool mineral, mas o trabalho ainda envolve muita raspagem e puxão. Um raspador de puxar afiado é útil, desde que você o use corretamente.

Passe o raspador levemente sobre a superfície do resíduo de silicone para enrolá-lo em pequenos rolos e bolas que você pode escovar com os dedos. Você pode pressionar com moderada pressão para remover seções difíceis, sem medo de danificar o laminado, desde que mantenha o raspador plano. Se você permitir que os cantos da lâmina penetrem na superfície, no entanto, riscos poderão ocorrer, portanto, tenha cuidado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Durepox cola dentro da água (Pode 2024).