Como limpar impressões de arte em papel

Pin
Send
Share
Send

Muitas pessoas compram impressões de arte em papel, em vez de lona, ​​por várias razões. As impressões em papel de arte podem ter boa qualidade de cor, geralmente são menos caras e podem ser mais fáceis de enquadrar; no entanto, quando as impressões em papel ficam sujas, pequenos detalhes podem começar a desaparecer. As técnicas de enquadramento podem não ser suficientes para proteger a impressão e, em alguns casos, podem contribuir para manchas. Você pode remediar isso sem necessariamente danificar a impressão original.

Restaure as impressões de arte em papel para sua glória anterior usando técnicas de limpeza de conservação.

Passo 1

Determine a natureza exata de sua mídia e os danos a serem reparados. Carvão, grafite ou pastéis não suportam a limpeza da superfície. O Northwest Document Conservation Center recomenda examinar os danos sob um microscópio para descartar a descamação da mídia de impressão. Substâncias pegajosas, mofo, excreções de insetos ou ferrugem devem ser consideradas para remoção, pois podem causar danos contínuos à arte, mas algumas fitas podem absorver a impressão e não podem ser removidas com segurança sem danificar a imagem.

Passo 2

Remova os pedaços de fita com cuidado. O Guia do coletor indica que a ação da fita adesiva na impressão varia de uma impressão artística para outra, dependendo do papel usado, do meio usado, do tempo em que a fita permanece no papel, do grau em que ela entra o plano da imagem, o método em que a imagem foi enquadrada e o ambiente em que é mantida. A fita pode ser removida cortando-a cuidadosamente com um bisturi, levantando-a com vapor ou calor, suavizando a cola com a aplicação de solventes específicos ou, em alguns casos, desenrolando-a com uma borracha macia. Em outros casos, é melhor deixar a fita na superfície, principalmente se estiver colada com a tinta.

Etapa 3

Remova manchas com o método mais apropriado. As manchas podem ser removidas com solvente, água ou água sanitária - todas as quais devem ser testadas no local primeiro para garantir que não causem mais danos. Os solventes são usados ​​para manchas pegajosas, como fita adesiva e cola. A água é usada para remover manchas devido à acidez ou descoloração do papel. Alvejante, comumente peróxido de hidrogênio, é usado em ferrugem, mofo ou manchas marrons. Eles podem ser usados ​​mergulhando a imagem inteira em um banho ou aplicando-o como um tipo de cataplasma na área afetada.

Passo 4

Repare qualquer descamação da mídia aplicando a solução consolidadora. Para obter o melhor efeito, isso deve ser feito com um pincel fino e aplicado com um pincel para que o consolidador possa trabalhar nas rachaduras da tinta ou das tintas e vinculá-lo à superfície do papel.

Etapa 5

Proteja sua arte enquadrando-a ou armazenando-a corretamente. O Conservation Register recomenda o uso de vidro com filtro UV no seu porta-retratos e a proteção da imagem contra qualquer luz voltada para o sul. Evite pendurar fotos no interior de uma parede externa, pois as mudanças de temperatura podem causar condensação e crescimento de mofo no interior da moldura. Se você precisar armazenar suas impressões, tente armazená-las na posição horizontal, embrulhadas em papel de seda sem ácido.

Pin
Send
Share
Send