Como faço para limpar ou neutralizar o ácido fosfórico?

Pin
Send
Share
Send

O ácido fosfórico é um ácido relativamente fraco usado em um número surpreendente de aplicações: remoção de ferrugem, odontologia, desinfecção, produtos farmacêuticos, alimentos (pense na mordida da coca cola - é devido ao ácido fosfórico) e anticongelante, para citar apenas alguns . (Ref 1 pág. 6) No entanto, um derramamento de ácido fosfórico é prejudicial à saúde e ao meio ambiente e, mesmo usado com cuidado, ainda deve ser neutralizado e limpo. Por natureza, os ácidos são neutralizados com bases. Usar uma substância base adequada e conveniente e observar algumas precauções tornará a limpeza segura e bastante simples.

O calcário em pó neutraliza os ácidos.

Passo 1

Limpe a área de outras pessoas. A fumaça do ácido fosfórico por si só é perigosa e o processo de neutralização pode causar a liberação de substâncias irritantes corrosivas, como o gás cloro. (Ref. 2 - 4º parágrafo de baixo)

Passo 2

Ventile bem a área. Abra as janelas e ligue os ventiladores para aumentar o fluxo de ar. A fumaça concentrada do ácido e a limpeza são mais tóxicas que os vapores diluídos. (Ref 2, par 4)

Etapa 3

Polvilhe os derramamentos com bicarbonato de sódio ou limão em pó do jardim (ambas as bases). (Ref 2, sétimo par. De baixo) A quantidade a ser utilizada dependerá do volume do derramamento; use generosamente e trabalhe com cuidado para evitar respingos de ácido fosfórico. Se você estiver neutralizando um uso controlado de ácido, não precisará borrifá-lo com uma base antes da limpeza, mas ainda é uma boa precaução.

Passo 4

Deixe a base repousar sobre o ácido, absorvendo à medida que neutraliza. Você deve observar alguns estragos, indicando que está funcionando. (Ref 2, 4º par. De baixo) Dê alguns minutos para trabalhar e não fique em pé enquanto espera.

Óculos e luvas ajudam a proteger contra queimaduras ácidas ou básicas.

Varrer a base encharcada e a mistura ácida usando uma vassoura e uma bandeja de poeira. Descarte o lixo em um saco plástico, selando-o bem antes de descartá-lo. (Ref 3)

Etapa 6

Misture um galão de água, em um balde, com um copo de amônia doméstica (ref. 2 e 4) ou com uma máquina de lavar louça alcalina ou detergente para criar uma abundância de espuma. (Ref 5. pág. 4) Todas as máquinas de lavar louça e detergentes são alcalinos - eles permitem uma melhor limpeza e ajudam a neutralizar os ácidos. No entanto, detergentes à base de alvejante ou enzimas são menos alcalinos. Use um detergente comum de alta alcalinidade para obter melhores resultados. (Ref 6)

Etapa 7

Inunde a área onde o ácido estava com água suficiente para saturar o local. Use um esfregão ou panos velhos, dependendo da quantidade de ácido envolvida e da localização da limpeza, para limpar a área. (Ref 2,5)

Etapa 8

Lave a área com água limpa e fresca. Continue enxaguando até que a área esteja completamente limpa. Seque ao ar, conforme desejado. (Ref 2,5)

A amônia também neutraliza os ácidos.

Lave a vassoura, a pá e o esfregão com bastante água após neutralizar as superfícies. Jogue panos fora junto com a mistura de ácido e base. (Ref 3)

Pin
Send
Share
Send