Como cultivar abacaxis a partir de sementes

Pin
Send
Share
Send

Muitas pessoas apreciam o sabor doce da fruta do abacaxi tropical, que geralmente pode ser encontrada à venda na maioria dos supermercados, dependendo da estação. Você também pode criar sua própria planta de abacaxi em casa. Para fazer uma fruta de abacaxi, você pode cultivar uma a partir de sementes de abacaxi ou propagar uma a partir da parte superior da fruta madura, sendo um processo simples, mas lento.

Como cultivar abacaxi a partir de sementes

O que é uma planta de abacaxi?

Quando muitas pessoas pensam no abacaxi, pensam apenas nas frutas cítricas amarelas, pontiagudas por fora e doces e suculentas por dentro. De fato, o abacaxi que conhecemos e amamos é na verdade nomeado para a planta de onde vem: a planta de abacaxi, ou Ananas comosus.

Essas plantas são nativas de áreas tropicais quentes como a América Central e requerem ampla luz solar e altas temperaturas para crescer. Cobertas de pele espessa e escamosa e cobertas com uma coroa pontiaguda, as frutas de abacaxi também contêm sementes de ananás, que podem ser usadas para produzir ainda mais frutas.

O abacaxi não só tem um ótimo sabor, mas também inúmeros benefícios à saúde. Um citrino rico em antioxidantes, o abacaxi é rico em vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina C, vitamina B-6, magnésio e potássio, entre outros. O abacaxi também é conhecido por ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a função do trato digestivo e diminuir o risco de obesidade e doenças cardíacas.

Como cultivar abacaxi

Para cultivar uma fruta de abacaxi a partir de sementes, você precisará de um abacaxi maduro, uma toalha de papel, uma panela cheia de terra para vasos, luz solar, clima quente e água. Finalmente, se você deseja cultivar abacaxi, precisará de uma dose vigorosa de paciência, pois essas plantas tendem a levar muito tempo para crescer e começar a produzir frutas, às vezes até dois ou três anos.

Antes de começar a cultivar sua planta de abacaxi, primeiro você precisará encontrar algumas sementes de abacaxi. Estes podem ser comprados ou mais facilmente encontrados dentro de uma fruta madura de abacaxi. As sementes de abacaxi são pequenas manchas pretas ou marrons quase que se assemelham a linhaça. Se você estiver removendo suas sementes de abacaxi da fruta, é recomendável lavá-las em água para remover qualquer resíduo pegajoso. Em seguida, você pode germinar as sementes juntando-as em uma toalha de papel molhada, o que fará com que elas germinem.

Como esse processo pode demorar cerca de seis meses, você pode armazená-los em um saco plástico ou em um recipiente hermético. Quando as sementes brotam, você tem novas plantas de abacaxi em mãos que estão prontas para crescer. Para iniciar o processo de crescimento, basta colocar as plantas em uma panela cheia de terra e mantê-la em uma sala quente, não menos que 50 graus Fahrenheit. Certifique-se de dar à sua planta muita luz solar e água. Apenas tome cuidado para não deixar seu jovem abacaxi sentar na água estagnada.

Propagação de plantas de abacaxi

Se a partir de sementes de abacaxi não for uma opção para você, você também pode cultivar uma nova planta de abacaxi a partir de uma fruta de abacaxi existente através do processo de propagação. Para propagar uma planta de abacaxi, comece cortando a fruta logo abaixo do topo pontudo. Depois de colocar a parte de cima, remova algumas das folhas na base do corte e retire a casca da fruta antes de permitir que o coto seque por alguns dias. Depois que o corte secar, você poderá colocá-lo diretamente no solo, onde começará a enraizar.

O processo de enraizamento deve demorar cerca de dois meses, durante esse período, você deve garantir que sua planta obtenha tudo o que precisa para crescer: luz solar, temperaturas quentes e água em solos que drenam bem. Algumas plantas demoram anos para produzir frutos, mas produzem folhas longas, saudáveis ​​e pontiagudas que podem ser um ótimo complemento para qualquer jardim ou espaço ao ar livre.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como plantar abacaxi e mini abacaxi com a parte da coroa (Pode 2024).