Que tipo de plantas existem na camada emergente de uma floresta tropical?

Pin
Send
Share
Send

As florestas tropicais consistem em quatro "camadas", baseadas no tamanho das árvores e folhagens. Os nomes dados a essas camadas são 1) a camada emergente, 2) o dossel, 3) o sub-bosque (também chamado de "história do meio" ou "dossel inferior") e 4) o chão da floresta. A camada emergente é a camada superior e é composta pelas árvores mais altas.

A camada emergente consiste nas árvores mais altas da floresta tropical.

Gigantes da Floresta

Árvores de camadas emergentes são frequentemente chamadas de "gigantes" e podem atingir alturas de 180 a 200 pés. Para manter essas alturas, essas árvores devem possuir bases e troncos fortes e altamente resistentes à água e topos com folhas largas e resistentes.

Tempo Extremes

Como as árvores da camada emergente são desprotegidas, elas estão sujeitas ao clima mais extremo da região tropical. As árvores de camada emergente devem lidar com a intensa luz solar direta, ventos fortes, períodos secos prolongados e períodos de chuva forte. Com o tempo, essas árvores aprenderam a se adaptar a essas mudanças.

Tipos

A sumaúma produz flores brilhantes da floresta tropical.

Como o site TigerHomes.org aponta, os tipos mais comuns de árvores que ocupam a camada emergente são sempre-vivas de madeira dura e folhas largas. Dois exemplos principais dessas árvores de camada emergente são o kapok e a castanha-do-pará. Ambos contêm topos muito expansivos, produzem flores e abrigam muitas espécies de pássaros, animais e insetos.

Flores

Além das flores produzidas por árvores como a kapok e a castanha-do-pará, podem ser encontradas variedades de orquídeas nas seções inferiores da camada emergente. Mas a maioria das flores e plantas existe nas três outras camadas, que são protegidas pela camada emergente.

Distribuição de Sementes

As árvores da camada emergente aproveitam sua altura e também os ventos fortes e espalham suas sementes e pólen pelas camadas inferiores. Segundo o Smithsonian Tropical Research Institute, algumas árvores produzem sementes com "asas" que lhes permitem cair muito longe da árvore-mãe, evitando assim a competição por comida e água.

Nome alternativo

Por estar sujeita aos raios diretos do sol, a camada emergente também é chamada de "zona iluminada pelo sol".

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Facts about Tropical Rainforests (Abril 2024).