Como instalar um ventilador de duto de reforço

Pin
Send
Share
Send

Se uma sala em sua casa estiver mais fria ou mais quente do que deveria, considere retificar a situação instalando um ventilador de reforço do duto. O objetivo deste ventilador é aumentar o fluxo de ar do ventilador central para a sala afetada. Os ventiladores auxiliares não custam muito e a instalação é bastante simples, dependendo do tipo que você compra. O único problema é que o ventilador auxiliar pode não fazer uma diferença notável. Tudo depende da razão do mau fluxo de ar.

crédito: LED GrowA ventilador de reforço pode melhorar a transferência de ar no seu sistema de aquecimento / refrigeração.

Os ventiladores de reforço mais simples são aqueles que se encaixam dentro de uma bota de duto existente, também conhecida como registo. Em alguns casos, você pode simplesmente remover a tampa do registro, soltar o ventilador e conectá-lo. A abertura do registro pode ser muito pequena para o ventilador que você compra; nesse caso, você terá que ampliar a abertura, o que pode envolver cortando o sub-piso. Se você preferir não fazer isso, pode comprar um ventilador que se instala diretamente nos dutos e evite mexer com o registro por completo.

Um fã impulsionador não é uma bala mágica

Se o duto que leva a uma sala longe do sistema de ar central for muito longo, o fluxo de ar poderá ser menor do que deveria e a sala não receberá tanto ar quente ou frio quanto o resto dos cômodos da casa . Um ventilador auxiliar pode corrigir esse problema, pois aspira o ar do sistema central de ar e sopra em direção à abertura do respiradouro. Essa estratégia não é isenta de limitações. Para que funcione:

Se seus dutos não estiverem selados, um ventilador auxiliar não ajudará muito.
  • O forno, a bomba de calor ou o ar condicionado devem estar em boas condições de funcionamento.
  • Todos os dutos devem ser construídos adequadamente com aço galvanizado de parede lisa, em vez de tubo flexível corrugado. As ondulações criam turbulências que impedem o fluxo de ar, e um ventilador auxiliar adiciona apenas à turbulência, em vez de facilitar o fluxo de ar.
  • O sistema de dutos deve ser equilibrado, o que significa que o ar é distribuído uniformemente por toda a casa. Se uma porcentagem desproporcionalmente grande de quartos estiver de um lado da casa, os do outro lado provavelmente não receberão ar suficiente, mesmo se você adicionar um ventilador.
  • O sistema de dutos deve ser construído adequadamente com todos os acessórios corretos e todas as juntas devem ser adequadamente vedadas.

Embora a instalação de um ventilador auxiliar seja fácil o suficiente para a maioria dos proprietários, é importante primeiro avaliar todo o sistema de ar por um profissional de HVAC. Caso contrário, você pode estar perdendo tempo e dinheiro.

Também é importante considerar o impacto de um ventilador nos níveis de som dentro de sua casa, bem como o impacto na sua conta de energia. Os ventiladores de propulsão menos caros tendem a ser barulhentos, e você deve executá-los dia e noite para obter o benefício adequado. Isso pode ser um problema se seu sono for facilmente perturbado. Além disso, o funcionamento de um ventilador 24 horas por dia, mesmo que ele consome 400 watts modestos, pode acabar adicionando quase US $ 40 à sua conta mensal de eletricidade, supondo que você pague a média nacional de 2019 de US $ 0,13 por quilowatt-hora.

Instalando um ventilador auxiliar em um registro existente

Alguns ventiladores substituem a grade do seu registro de aquecimento.

De longe, o tipo mais fácil de instalar um ventilador auxiliar é aquele que se encaixa dentro de um registro de duto padrão no chão ou na parede. Você simplesmente remove a tampa com persianas e substitui-a pela ventoinha, que geralmente vem com sua própria grade de registro. Enrosque a ventoinha de reforço no subsolo, conecte-a, prenda a tampa e pronto.

O procedimento é um pouco mais complicado se a inicialização do duto não for do tamanho padrão e for muito pequena para acomodar o ventilador. Isso é mais comum em dutos de piso. Nesse caso, é necessário substituir a bota do duto por uma maior, e você só desejará fazer isso se o revestimento do piso for carpete ou algum outro material fácil de remover e substituir (não, por exemplo, madeira de lei ou ladrilho). Veja como fazê-lo:

Coisas que você precisa

  • Serra circular

  • Chave de fenda

  • Serra de vaivém

  • Parafusos em chapa

  • Fita adesiva em folha

  1. Puxe para trás o revestimento do piso para expor uma seção de 2 x 2 pés do subpiso.
  2. Recorte uma seção do subpiso que exponha a conexão entre o duto e a bota, usando uma serra circular. É melhor cortar uma seção completa que se estende de uma viga para outra, para que você possa recolocá-la facilmente. Salve este pedaço de recorte.
  3. Desaparafuse os parafusos de chapa que prendem a bota ao duto usando uma chave de fenda. Levante a bota velha.
  4. Alargue o orifício da tomada de registro, usando um quebra-cabeças.
  5. Conecte a nova bota ao duto, prenda-a com parafusos e enrole a fita de alumínio (não a tradicional) ao redor da junta para vedar a conexão.
  6. Substitua o pedaço recortado do subpiso e aperte-o de volta às vigas.
  7. Substitua o revestimento do piso.

Quando a nova bota estiver no lugar, você pode soltar o ventilador, parafusá-lo no subpiso e conectá-lo.

Instalação de uma ventoinha de reforço em linha em um tubo de duto

crédito: os ventiladores SuterInline podem lidar com problemas grandes e pequenos de circulação de ar.

Se você deseja instalar uma ventoinha de reforço para atender a uma sala com piso de madeira ou ladrilhos, ou há algum outro motivo pelo qual um modelo de encaixe não funcione, você tem a opção de instalar uma ventoinha de duto em linha diretamente no duto tubo. Se possível, escolha um local próximo a um circuito elétrico existente para evitar a necessidade de passar por novos fios, o que é factível, mas às vezes problemático.

O procedimento pode variar um pouco, dependendo do modelo do ventilador. Os modelos mais comuns consistem em um ventilador montado dentro de um acoplador padrão. Você instala o ventilador cortando uma seção de um tubo de duto reto e substituindo o acoplador pela peça que você remove. O ponto de instalação deve estar próximo o suficiente de uma tomada, para que haja um local fácil de conectar o ventilador.

Alguns modelos foram projetados para serem instalados dentro do duto através de um recorte na parede do duto. Embora você sempre deva consultar as instruções para o seu modelo específico, aqui está um procedimento geral:

Coisas que você precisa

  • Marcador de ponta de feltro

  • Serra de vaivém com lâmina de corte de metal

  • Broca

  • Broca de 1/2 polegada

  • Chave de fenda

  • Fita adesiva em folha

  1. Marque um contorno retangular no duto com um marcador de ponta de feltro. Verifique as especificações do produto para as dimensões adequadas.
  2. Corte ao longo do contorno com um quebra-cabeças equipado com uma lâmina de corte de metal ou uma rebarbadora. Se você usar um quebra-cabeças, precisará de um orifício piloto para a lâmina. Faça isso com uma furadeira elétrica e uma broca de 1/2 polegada. Retire o recorte.
  3. Insira o ventilador no recorte. Certifique-se de que as pás do ventilador limpe as paredes do duto para que possam girar livremente e que estejam voltadas para a direção certa - para que o ar sopre na direção da abertura do duto, e não no forno.
  4. Apoie o ventilador com uma mão enquanto o conecta à parede do duto com parafusos de máquina. Os parafusos geralmente vêm com o ventilador.
  5. Vedar as bordas do ventilador com fita adesiva (não fita adesiva padrão)
  6. Conecte o ventilador à energia, conectando-o ou conectando-o a um circuito existente. Faça a conexão dentro de uma caixa elétrica aprovada.

Dicas

Você pode instalar um ventilador de duto em linha dentro de dutos flexíveis simplesmente cortando o duto para separá-lo, inserindo o ventilador e colando as costuras. O ventilador é pesado, no entanto, certifique-se de apoiá-lo com cintas.

Pin
Send
Share
Send