Cruzamento de flores e vegetais

Pin
Send
Share
Send

Se você é um jardineiro que gosta de um desafio, a criação de novas variedades de plantas pode ser para você. A criação de variedades híbridas de plantas envolve técnicas simples de aprender, que podem resultar em belas flores ou novos legumes saborosos. Você pode até descobrir uma variedade que você gosta mais do que as disponíveis para compra.

Crédito: NickR / iStock / Getty Images As flores contêm as partes reprodutivas de suas plantas.

Selecionando plantas-mãe

As duas plantas escolhidas para serem cruzadas são chamadas de plantas progenitoras e devem estar intimamente relacionadas para se reproduzir com sucesso e produzir uma nova planta híbrida. Eles podem ser variedades diferentes da mesma espécie ou espécies diferentes, mas devem estar no mesmo gênero. Por exemplo, você pode cruzar duas espécies diurnas (Hemerocallis spp.) Porque elas pertencem ao mesmo gênero. Os daylilies são resistentes nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 3 a 11, dependendo da variedade. O próximo passo na escolha de plantas-mãe é selecionar a característica que você deseja que as sementes de seu híbrido tenham. Se você está tentando criar uma variedade com flores maiores, as duas plantas-mãe devem ter flores grandes. Se você deseja um híbrido com frutas mais doces, selecione duas variedades de plantas-mãe que você sabe que produzem frutas doces.

Plantas de travessia

O processo de cruzamento exige a transferência de pólen masculino da flor de uma planta-mãe para a parte reprodutiva feminina da flor da outra planta-mãe. A parte feminina de uma flor, chamada pistilo, está no centro da flor. Parece um tubo com uma estrutura pegajosa no topo, onde o pólen se liga. O pólen está nas partes masculinas de uma flor, chamadas estames. Eles consistem em filamentos encimados por uma antera portadora de pólen. Se uma planta-mãe tiver partes masculinas e femininas em cada flor, evite a autopolinização cortando os estames da flor que você usará como mãe-mãe. A melhor hora para transferir o pólen de flor em flor é de manhã, assim que novas flores estiverem totalmente abertas. Transfira o pólen do progenitor masculino para o progenitor feminino escovando a antera da flor masculina contra o estigma da flor feminina ou usando um pincel pequeno para mover o pólen da antera para o estigma. Cubra a flor polinizada com um saco de papel ou celofane imediatamente depois e, em seguida, rotule-a para saber quais variedades de plantas-mãe você usou.

Colheita de sementes

As técnicas de colheita e economia de sementes dependem do tipo de vagem ou fruto produzido. Os frutos carnudos de uma planta como o pepino (Cucumis sativus), que é anual, devem ser colhidos quando totalmente maduros. Retire as sementes da fruta e coloque-as em um recipiente com um pouco de água. Deixe a mistura descansar por alguns dias, mexendo de vez em quando, e salve as sementes que depositam no fundo do recipiente. As sementes de abóbora (Cucurbita pepo) simplesmente podem ser retiradas da fruta e secas em toalhas de papel. Quando as sementes estiverem em vagens, como as de ervilhas (Pisum sativum) e certas flores, corte as vagens das plantas quando as vagens ficarem marrons e depois seque-as por uma a duas semanas antes de remover as sementes. Se as sementes se desenvolverem em uma cabeça de flor sem vagem, como ocorre no endro (Anethum graveolens), corte o pedúnculo antes que seque completamente e coloque-o de cabeça para baixo em um saco de papel para finalizar a secagem. Todos os tipos de sementes devem ser armazenados em envelopes de papel depois que as sementes estiverem totalmente secas.

Dar os próximos passos

Cruzar dois tipos de plantas resulta no que é chamado de híbrido "F1" ou "convencional". Repetir o cruzamento original que produziu o híbrido é necessário sempre que você quiser novas sementes. As sementes de um híbrido F1 têm muita diversidade genética. Quando essas sementes são colhidas e germinadas, as plantas híbridas F2 resultantes demonstram uma ampla gama de características. Se você gosta de uma certa característica de alguns dos híbridos F2, pode selecionar apenas as plantas que exibem essa característica e continuar a reproduzi-las e salvar sementes das plantas resultantes que possuem a característica desejada, desenvolvendo uma nova variedade. São necessárias várias gerações de plantas para resultar em uma variedade estável de híbridos F2.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: BOTÂNICA ENXERTIA na prova do Enem 2018 Questão 11 lista 24 (Pode 2024).