Usos dos Bichos-da-seda

Pin
Send
Share
Send

Várias espécies de mariposas vêm das larvas conhecidas como bichos-da-seda. O tipo mais comum de bicho-da-seda (Bombyx mori) foi tão domesticado em vários países que não existe mais na natureza. Eles dependem dos seres humanos para a sua reprodução. Eles comem apenas as folhas das amoreiras.

O tecido de seda vem dos casulos dos bichos-da-seda.

Seda

Os fabricantes usam casulos de bicho da seda para produzir seda. O casulo de um bicho-da-seda consiste em um único fio de seda que se estende a um comprimento de 1.000 a 3.000 pés quando desembaraçado. Um quilo de seda crua requer o uso de 2.000 a 3.000 casulos e os fabricantes de seda do mundo produzem aproximadamente 70 milhões de quilos de seda crua a cada ano.

Os fabricantes de seda domesticam os bichos-da-seda e criam-nas em ambientes artificiais para controlar como a seda é colhida. Os fabricantes matam as larvas durante o processo de colheita para preservar o fio contínuo da seda. Se a larva se romper por conta própria, o fio se rompe e a seda não pode ser usada para produzir tecido. Normalmente, os casulos são fervidos tanto para matar as larvas quanto para fazer com que os casulos se desdobrem mais facilmente. Perfurar as larvas com uma agulha também as mata, preservando o casulo.

Estudo científico

Os cientistas usam bichos-da-seda no estudo de feromônios, hormônios, estrutura cerebral e fisiologia. Eles também os usam em estudos de genética e engenharia genética. Alguns desses estudos visam produzir bichos-da-seda que podem se alimentar de outras substâncias além das folhas de amoreira. Outros estudos buscam projetar bichos-da-seda que produzem proteínas diferentes das encontradas na seda. Essas proteínas seriam destinadas ao uso em vários medicamentos humanos.

Outro tipo de estudo visa determinar como os bichos-da-seda foram domesticados. Os cientistas estimam que a domesticação ocorreu aproximadamente 5.000 anos atrás. Nestes estudos, os cientistas trabalham para sequenciar os genomas dos vermes. Isso os ajudará a determinar quantas variações diferentes de bichos-da-seda domesticados existem hoje. Eles esperam entender melhor os genes que criam certas características no bicho-da-seda, e isso lhes permitirá detectar mutações e tornar o bicho-da-seda mais economicamente valioso.

Alimentos e Medicamentos

Membros de algumas culturas comem as pupas do bicho da seda. Os coreanos criam um lanche a partir das pupas, fervendo-as em água e temperando-as. Isso cria um alimento chamado beondegi.

Vendedores ambulantes na China assam as pupas. Os chineses também usam os corpos secos dos bichos-da-seda para produzir um medicamento destinado a aliviar a flatulência e os espasmos corporais, além de dissolver a fleuma.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO É UM BICHO DA SEDA (Abril 2024).