Quais são os perigos do bromo em piscinas e spas?

Pin
Send
Share
Send

O bromo é um desinfetante químico que pode ser usado em piscinas em vez de cloro. Também é comumente usado em banheiras de hidromassagem e spas, porque pode tolerar melhor o calor do que o cloro. Embora o bromo seja a melhor opção para quem tem pele sensível, existem alguns perigos que os proprietários de piscinas devem estar cientes antes de optar por usar esse produto químico.

O bromo pode ser mais fácil para a pele e os olhos quando usado adequadamente.

Riscos de Exposição

Embora o bromo seja geralmente mais fácil para a pele e os olhos do que o cloro, ainda existe o potencial de uma reação adversa. Esta reação pode incluir comichão, olhos vermelhos e irritação do sistema respiratório. A quantidade usada para manter piscinas e spas livres de microorganismos e bactérias é baixa o suficiente para que a maioria das pessoas não se incomode.

Níveis seguros de bromo

Inúmeras coisas afetam os níveis de bromo presentes na água, incluindo temperatura, luz solar e o número de pessoas que usam a piscina. Isso significa que os níveis de bromo estão constantemente flutuando e devem ser testados. Um nível seguro está entre 2,5 e 4,0 partes por milhão (ppm). Por ser um produto químico tipo lixívia, concentrações mais altas de bromo podem causar as reações respiratórias e da pele acima mencionadas. Como o bromo é constantemente removido da água por fatores ambientais, simplesmente esperar o produto atingir níveis seguros é geralmente o único método de controle necessário.

Bromamines

O uso inadequado de bromo pode levar à saturação da piscina ou spa com compostos chamados bromaminas. As bromaminas se formam quando o bromo se combina com a amônia na água; a amônia pode vir de várias fontes, como contaminantes transportados pelo ar, e normalmente é transportada na pele dos nadadores. Quando o bromo contido na piscina é convertido em bromaminas, diminui o efeito que o produto químico terá. Portanto, é possível ter uma leitura aceitável, mas ainda ter bactérias e outros microorganismos que não estão sendo eliminados pelo produto químico. Para se livrar dessas mamas, a piscina ou o spa precisa ser chocado regularmente.

Bromo e animais de estimação

Muitos cães amam nada mais do que pular na piscina em um dia quente, mas os produtos químicos na piscina podem irritar olhos delicados, narinas e outras membranas mucosas. Embora o bromo seja geralmente mais fácil no banho de animais de estimação do que o cloro, ele ainda pode resultar na irritação do sistema sensível de um cão. A água da piscina tratada com bromo deve ser desencorajada e a lavagem de água com bromo dos animais de estimação quando eles saem da piscina é uma obrigação para mantê-los seguros e saudáveis.

Pin
Send
Share
Send