Como podar uma ameixeira

Pin
Send
Share
Send

A poda de uma ameixeira pode servir a dois propósitos, dependendo da época do ano em que você a faz. Quando você poda no inverno, revitaliza a árvore e estimula o crescimento na primavera seguinte, enquanto que quando o faz no verão, diminui o crescimento irregular e limita o tamanho da árvore. O principal objetivo da poda é manter a árvore saudável e maximizar a produção de frutos, mas o objetivo também pode ser decorativo, visando tornar a árvore em geral atraente na paisagem. Nesse sentido, a poda é semelhante ao corte, embora as duas técnicas não sejam exatamente as mesmas.

A poda adequada melhora a qualidade dos frutos que uma árvore de ameixa produz.

Uma árvore que tenha podado regularmente desde o primeiro transplante será um espécime equilibrado no qual o ar pode circular livremente através de seus galhos. Como a fruta tem muito espaço para crescer e receber muita luz solar, é maior, mais saudável e saborosa do que a fruta que cresce em uma árvore não treinada. Além disso, é mais fácil alcançar o fruto em uma árvore que tem poda regular, porque a altura foi limitada e há menos galhos cruzados no caminho.

Podar uma árvore madura que não teve cuidados regulares pode ser uma tarefa assustadora. Pode ser necessário remover vários galhos razoavelmente grandes para melhorar o fluxo de ar e modificar a forma da árvore. Quer você esteja podando uma árvore jovem ou madura, é importante usar ferramentas limpas e fazer cortes limpos para evitar a exposição da árvore a doenças fúngicas e microorganismos nocivos.

As técnicas de poda mudam levemente à medida que a árvore passa de um espécime jovem e recém plantado para uma árvore madura e frutífera e para uma árvore de paisagem estabelecida.

Podando uma árvore de ameixa jovem

O melhor é podar árvores jovens durante a estação adormecida - Foto: Valery Ambartsumian / iStock / GettyImages

Quando você compra uma ameixeira de um viveiro comercial, ela geralmente é pré-podada. Caso contrário, planeje podá-la de volta durante a primeira estação adormecida, no final do inverno, na maior parte dos Estados Unidos. Isso ajuda as raízes a equilibrar a ingestão de nutrientes quando o crescimento começa na primavera seguinte.

A primeira poda é um tanto radical. Escolha um ramo para manter e cortar os outros, deixando um colarinho curto no caule. Por fim, corte o galho principal para que ele tenha apenas 30 cm de comprimento. Verifique se os cortes estão limpos e lisos e use látex para selar os cortes, a fim de evitar infecções na árvore. Não corte a muda durante o verão.

Durante a próxima temporada adormecida, escolha quatro ramos uniformemente espaçados ao redor do tronco principal para manter e cortar o restante. Isso garante que a árvore tenha uma forma equilibrada à medida que cresce. Corte os quatro ramos do guardião, deixando apenas um ou dois brotos em cada um deles, e corte cerca de um pé do topo da árvore, logo acima de um broto. Além de limitar a altura da árvore, isso força as raízes a enviar nutrientes para os galhos do depositário e cria uma árvore mais arbustiva. Evite a poda durante o segundo verão.

Na terceira temporada adormecida, a árvore terá crescido mais alguns brotos laterais. Escolha quatro ou mais desses espaços espaçados ao redor do tronco como guardiões - junto com os quatro originais - e corte o resto. Corte outro pé a partir do topo do tronco. Repita esse padrão por mais um ou dois anos até que a árvore atinja sua altura ideal para produção e recuperação de frutos.

Podando uma árvore de ameixa depois que ela amadurece

Quando uma árvore de ameixa amadurece, é melhor fazer toda a poda no verão.

Quando uma ameixeira amadurece e, enquanto permanecer saudável, não precisa de revitalização e, como a poda no inverno aumenta o risco de infecção por folhas de prata, é melhor evitá-la. A poda de verão, por outro lado, agora ajuda a manter a forma e a saúde da árvore. Complete toda a poda do verão de meados a final de julho para evitar danos causados ​​pela geada na árvore.

  1. Comece cortando galhos mortos ou doentes. Se um galho em particular não produz frutos, corte-o para que a árvore não desperdice energia. Podá-lo de volta para o tronco, em vez de voltar a um botão. Nunca vai dar frutos, então você não quer que brote novamente.
  2. Você também deve cortar quaisquer ventosas que crescem na base do tronco. Estes drenam a energia da árvore e nunca darão frutos. Corte-os o mais próximo possível do tronco ou, se forem pequenos o suficiente, basta puxá-los.
  3. Para manter um bom fluxo de ar através da árvore e maximizar o rendimento dos frutos, você deseja remover galhos fracos ou finos que não suportem frutos.
  4. Elimine todos os ramos que se cruzam. Em tais situações, mantenha o galho mais forte e corte o menor de volta a um botão que aponte na direção em que você deseja que o galho volte a crescer.
  5. Quaisquer ramos que se curvem em direção ao tronco ou cresçam paralelos ao tronco também devem ser removidos.

Poda de uma árvore de ameixa estabelecida

Uma ameixeira madura que é mantida adequadamente podada pode ser uma amostra valiosa da paisagem, mesmo sem frutos.

Não é incomum uma ameixeira atingir a maturidade total sem nenhuma poda. É provável que uma árvore assim seja desequilibrada, com galhos deformados ou mortos e frutos de tamanho menor e difíceis de alcançar. A poda de verão pode corrigir as falhas, mas você pode ter que espalhá-la por duas ou três estações para evitar forçar a árvore a ponto de danificá-la.

Você precisará de uma escada estável para alcançar os galhos superiores, um afiado par de tesouras de podar e uma serra de poda, porque alguns dos galhos que você precisa remover provavelmente têm diâmetros superiores a 2 polegadas. Também é uma boa idéia ter tinta à mão para selar os cortes e evitar infecções. Você pode comprar essa tinta em um centro de jardinagem ou fazer o seu próprio. Você também deve ter um plano para descartar os galhos cortados. Você pode acabar com um bom número de grandes.

  1. Comece removendo todos os galhos danificados, doentes e mortos, cortando-os de volta à madeira saudável - o que pode significar cortá-los de volta ao tronco.
  2. Ramos que se cruzam são os próximos a ir. Eles bloqueiam o fluxo de ar e o acesso à fruta e, em locais onde esfregam um contra o outro, o atrito pode remover a casca e expor a árvore à infecção.
  3. Finalmente, limpe o crescimento estranho do centro da árvore. Idealmente, a árvore não deve ter mais do que quatro galhos principais espaçados uniformemente ao redor do tronco, e galhos menores devem se espalhar em ângulos de 45 graus a partir desses galhos. Remova os galhos que crescem verticalmente ou com uma inclinação descendente. Se um galho estiver crescendo em um ângulo desfavorável, mas estiver saudável e produzindo bons frutos, você pode alterar sua direção de crescimento usando cordas e estacas.
  4. Por fim, corte o topo de uma árvore excessivamente alta em cerca de um terço para concentrar a energia nos galhos mais baixos. Eles produzirão frutas que são mais fáceis de alcançar.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Poda de Frutificação em Ameixeira (Pode 2024).