Os refrigeradores usam tomadas padrão?

Pin
Send
Share
Send

Os refrigeradores, como outros aparelhos domésticos, contêm um único cabo elétrico que fornece energia ao aparelho a partir do sistema elétrico da sua casa. As especificações dos cabos podem variar de acordo com o fabricante e o modelo, mas a maioria dos refrigeradores usa cabos e plugues semelhantes. O receptáculo de parede no qual o cabo da geladeira é conectado também é padrão, mas possui alguns requisitos específicos para otimizar a segurança e o desempenho operacional.

Crédito: Elenathewise / iStock / Getty ImagesUma imagem de uma geladeira.

Cabo e plugue elétricos

Os refrigeradores funcionam em circuitos elétricos padrão de 110/120-V (volt) e são equipados com cabos com plugues aterrados de 3 pinos padrão. Um plugue aterrado inclui uma terceira lâmina, ou pino, que é redonda e serve como aterramento elétrico para o aparelho. Nunca remova o pino de aterramento, pois é um recurso de segurança que protege o aparelho e sua casa em caso de curto-circuito. Além disso, nunca use um adaptador de plugue que permita conectar um plugue de 3 pinos a um receptáculo não aterrado. Esses adaptadores não fornecem um caminho de aterramento confiável, mesmo quando a caixa elétrica está aterrada.

Circuito Dedicado

As cozinhas com fiação atualizada incluem um receptáculo (tomada) para a geladeira que está em seu próprio circuito, conhecido como circuito dedicado. Isso evita que outros aparelhos ou dispositivos consumam energia do mesmo circuito, garantindo que o refrigerador tenha energia suficiente para funcionar corretamente e para proteger contra sobrecarga do circuito. A saída desse circuito dedicado provavelmente é um receptáculo duplex padrão; portanto, é possível conectar algo à metade não utilizada do receptáculo; no entanto, isso não é recomendado, pois anula o objetivo de um circuito dedicado. Muitos refrigeradores podem ser alimentados por circuitos de 15 A (amp), mas as práticas recomendadas atuais favorecem um circuito de 20 A para esses aparelhos em constante funcionamento, e alguns modelos devem ser alimentados por circuitos de 20 A.

Tipo de receptáculo

O receptáculo em um circuito de geladeira dedicado deve ter a mesma amperagem que a fiação do circuito - 15-A ou 20-A. Um receptáculo aterrado padrão é recomendado para este aparelho devido aos frequentes picos de consumo de energia causados ​​pelo arranque do compressor do refrigerador. Por esse motivo, os receptáculos GFCI normalmente não são usados ​​para geladeiras, pois picos de energia podem levar a um incômodo disparo desses receptáculos.

Aviso do cabo de extensão

O manual do proprietário da geladeira quase certamente inclui um aviso para não ligar o aparelho com uma extensão, e este é um bom conselho em qualquer caso. Os dispositivos plug-in foram projetados (e garantidos) para uso somente com o cabo de alimentação fornecido pelo fabricante. Os cabos de extensão subdimensionados podem não fornecer energia suficiente ao refrigerador e podem superaquecer, apresentando um risco significativo de incêndio. Os cabos de extensão longos também podem fornecer energia insuficiente e são suscetíveis a danos se expostos ou enrolados embaixo ou ao redor do refrigerador.

Pin
Send
Share
Send