Como fazer um interruptor de luz duplo a partir de um único interruptor de luz

Pin
Send
Share
Send

Um único interruptor de luz que controla dois acessórios, como duas luzes ou uma luz e um banheiro ou ventilador de teto, pode ser convertido em um interruptor de luz duplo que permite operar cada acessório independentemente.

Como fazer um interruptor de luz duplo a partir de um único interruptor de luz

Se cada dispositivo elétrico tiver um cabo separado passando para o comutador, essa é uma tarefa bastante simples. Você precisará de uma chave de fenda, um par de decapadores, uma placa de chave dupla e um testador de tensão.

Se os equipamentos forem conectados em série - o que significa que o comutador se conecta apenas a um cabo e os dispositivos entre si dentro da parede - um eletricista deverá ser chamado para separar os cabos e executá-los individualmente no comutador.

Verifique se toda a energia está desligada

Sempre use luvas e sapatos com sola de borracha ao trabalhar na fiação elétrica. Desligue o disjuntor no interruptor de parede em que você estará trabalhando. Remova a placa de parede e use um testador de voltagem para verificar a energia tocando no final do detector na luminária em vários lugares. Se a luz do detector acender, a energia ainda está sendo executada no comutador.

Remova o interruptor antigo

Puxe o conjunto do interruptor cuidadosamente para fora da caixa do interruptor até ver os fios presos aos parafusos em ambos os lados. Deve haver três ou quatro fios conectados aos parafusos no interruptor. Tire uma foto do interruptor com os fios no lugar para referência.

Identifique os fios do switch

A alimentação é o fio quente que envia eletricidade ao comutador, que determina se a eletricidade é enviada ao equipamento. Esse fio ativo geralmente é - mas nem sempre - vermelho ou preto e normalmente é conectado ao lado do switch que possui uma pequena aba de metal.

Deve haver dois fios neutros - um para cada acessório. Estes são frequentemente - mas nem sempre - brancos. Também deve haver um fio de aterramento, que normalmente é verde, amarelo ou cobre nu. Algumas casas podem não ter fios de aterramento e foram adquiridas sob códigos de construção mais antigos.

Desconecte os fios do comutador antigo

Desaparafuse e desconecte todos os fios do interruptor antigo. Provavelmente dois fios serão enrolados. Estes são os fios separados para os seus equipamentos. Eles precisarão ser cuidadosamente separados e cada um deles envolvido com um pequeno pedaço de fita adesiva rotulado como "A" e "B."

Conecte os fios ao novo comutador

O novo switch terá vários locais para conectar os fios. O fio terra, se houver, irá para o parafuso verde. Como alternativa, ele irá para um parafuso no meio ou na parte inferior do comutador. Enrole o fio em um gancho no sentido horário, deslize-o sob a cabeça do parafuso e aperte o parafuso para baixo.

Os fios neutros brancos vão para os lados dos novos interruptores sem a aba de metal. Em alguns casos, os fios neutros podem ser torcidos juntos, presos com uma porca e empurrados para dentro da parte traseira da caixa de distribuição. (Siga este método apenas se a chave original tiver sido conectada dessa maneira.) Os fios de alimentação vermelho ou preto serão presos aos parafusos nas laterais com a aba de metal. Prenda-os da mesma maneira que você fez com o fio terra. Conecte apenas um fio a cada terminal.

Cubra todos os terminais com fita isolante para reduzir a possibilidade de curtos-circuitos. Coloque o novo interruptor de volta na caixa. Ligue o disjuntor e teste o interruptor duplo, observando qual interruptor agora controla qual acessório. Instale a placa de parede.

O seu interruptor de parede simples agora foi convertido em um interruptor de parede dupla, para que você possa controlar as luzes de forma independente ou acender a luz sem ligar o ventilador e vice-versa.

Pin
Send
Share
Send