Como curar a praga do tomate

Pin
Send
Share
Send

Tomates (Solanum lycopersicum) são cultivadas anualmente na maioria das hortas americanas para comer e cozinhar. Embora sejam relativamente resistentes e fáceis de cultivar, são suscetíveis a quatro variedades de ferrugem. Uma série de tratamentos pode destruir e prevenir a praga. Antes do tratamento, as frutas que apresentem sinais de infecção por ferrugem não devem ser consumidas ou usadas para conservas.

Crédito: Lusyaya / iStock / Getty Images O tomate fresco refrescante diminui seu bom sabor e textura.

Tipos de ferrugem

Existem quatro tipos de pragas que atacam os tomates:

Mágoa precoce é causado por um fungo chamado Alternaria solani. Causa feridas marrons na folhagem, caules e frutas. As feridas crescem e podem danificar um tomate inteiro. As feridas freqüentemente se transformam em um local tipo olho de boi. Os tomates acabam caindo dos caules. O fungo vive em detritos e solo sob as plantas e se beneficia de condições úmidas.

Praga tardia desenvolve-se dentro de 14 dias após uma planta de tomate contrair o fungo Phytophthora infestnas. Os sintomas incluem folhas e caules dourados e murchos. Além disso, lesões escuras e encharcadas de água aparecem nas folhas que se desenvolvem em manchas com bordas brancas de mofo. As frutas têm lesões escuras que podem crescer em áreas amplas. Este fungo se espalha através da chuva e do vento. A praga tardia floresce em condições frescas e úmidas.

Septoria folha mancha, causada pelo fungo Septoria lycopersici, ataca as folhas inferiores quando a fruta começa a endurecer. Procure pequenas manchas pretas cercadas por círculos de cores claras com bordas escuras. Essas pequenas manchas produzem mais esporos de fungos. Infecções graves podem resultar em plantas perdendo todas as folhas. A mancha foliar da Septoria prejudica a produção, resultando em frutos menores e inferiores. O fungo vence em culturas anteriores e em vegetação velha.

Praga do sul é causado pelo fungo Sclerotium rolfsii. Este fungo apodrece nas proximidades da linha do solo e murcha as folhas. A podridão parda é composta por lesões que geralmente apresentam uma cobertura fúngica branca. A praga do sul pode danificar as frutas que tocam o solo. O fungo pode viver no solo e detritos vegetais por anos. Prefere condições úmidas e quentes.

Fungicida Caseiro e Mitos

Se você preferir faça seu próprio fungicida, misture 2 colheres de sopa de óleo de cozinha, xampu para bebê e bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Pulverize a mistura nos dois lados das folhas até pingar. Reaplique a cada cinco a sete dias até que o fungo acabe. Regue as plantas no dia anterior à aplicação desta mistura.

Enquanto você fez ouvir o boato de que um fio de cobre inserido em uma haste de tomate evita ferrugem, especialistas da National Gardening Association não encontraram nenhuma verdade no boato.

Boatos sobre remédios caseiros relacionados a cura da praga com água sanitária também são infundados. A praga é um fungo que requer um fungicida. Alvejante mata principalmente bactérias. Alvejante danifica ferramentas de jardinagem, tecidos vegetais, sementes e roupas de plantas. Também pode causar problemas de saúde humana.

Alguns jardineiros aplicam farinha de milho no solo ou criam um spray de farinha de milho para evitar a contaminação. A farinha de milho é frequentemente usada em laboratórios científicos e universitários para cultivar fungos, portanto, certamente não é um fungicida. Farinha de milho não pode curar ou prevenir a praga.

Produtos comerciais

Trate infecções por ferrugem por varredura de plantas com um produto comercialmente disponível fungicida de cobre. Usando um espanador de pressão, aplique uma fina camada de pó de fungicida na planta, espanando as partes superior e inferior das folhas. Reaplique a cada três a 10 dias, se necessário, até que os sintomas desapareçam e a praga esteja curada.

Os jardineiros podem tratar as plantas de tomate com fungicida até o dia anterior à colheita das frutas. Mantenha crianças e animais de estimação afastados quando espanar plantas até que a poeira assente completamente.

Reparando o solo e a prevenção

Várias medidas serão prevenir a praga:

  • Plantas de água por baixo para manter a folhagem seca
  • Plantas espaciais para que não toquem
  • Use apenas plantas e sementes livres de doenças
  • Mulch sob plantas
  • Pratique a rotação de culturas, aguardando três anos para plantar tomates na mesma área
  • Remova plantas e detritos subjacentes após a colheita final
  • Escolha cultivares resistentes à ferrugem
  • Remova todas as plantas e ervas daninhas próximas
  • Evite adubar batatas podres ou compradas em uma loja
  • Prevenir a praga do sul colocando uma barreira de papel alumínio em torno das 2 polegadas inferiores de caules de plantas. Enterre a parte de baixo das mangas de alumínio no solo de 1 a 2 polegadas. Isso impedirá o fungo de infectar as plantas.

Reparar e curar o solo infectado por ferrugem girando profundamente as 10 polegadas superiores do solo. Esta prática enterra as minúsculas sementes do fungo, que podem viver no solo superficial por anos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como eliminar Oídio e Míldio, as pragas do tomateiro. (Pode 2024).