Vantagens e desvantagens da ventilação

Pin
Send
Share
Send

Os projetistas de edifícios, automóveis, eletrônicos, eletrodomésticos e outros sistemas devem considerar o uso de dispositivos de ventilação. Eles podem consistir em itens tão simples quanto slots estreitos de metal ou tão complicados quanto ventiladores com sensores e dutos de temperatura. A ventilação oferece vantagens e desvantagens. Se os benefícios superam as desvantagens ou vice-versa, depende do tipo de edifício ou equipamento e da importância da ventilação para sua existência.

Temperatura

Uma das principais vantagens da ventilação é que ela evita que as temperaturas internas se tornem muito altas. Nos edifícios, a ventilação geralmente libera ar quente e permite a entrada de ar mais frio. As aberturas na parte externa de dispositivos como aparelhos de televisão e computadores permitem que o calor escape para que não se acumule dentro da caixa de plástico ou metal. O superaquecimento em um computador pode causar danos permanentes, de acordo com a America Online.

No entanto, a ventilação se mostra indesejável em equipamentos projetados para atingir altas temperaturas internas, como fornos de cozimento. Também pode deixar o ar quente escapar no inverno e diminuir os efeitos pretendidos do ar condicionado, permitindo a entrada de ar mais quente no edifício.

Despesas

Todas as janelas, ventiladores e ventiladores custam dinheiro para instalar e manter. Embora essa consideração não deva impedir que alguém ventile adequadamente um edifício ou peça de equipamento, é importante considerar alternativas menos caras à ventilação extra. Por exemplo, a Comissão de Segurança de Produtos para Consumidores indica que muitas vezes é mais barato eliminar causas de baixa qualidade do ar do que aumentar a ventilação.

Qualidade do ar

Outra das vantagens da ventilação é que ajuda a cheiros e vapores indesejáveis ​​a escapar. Por exemplo, abrir janelas enquanto estiver pintando ou usando uma pistola de cola quente evitará algum desconforto e possíveis efeitos à saúde. Também pode livrar os edifícios do excesso de umidade, o que pode criar mofo e causar outros danos. A ventilação é especialmente valiosa para trabalhadores industriais, como refinarias e pessoal de fabricação, de acordo com a Enciclopédia Encarta. A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA alerta que poluentes internos excessivos podem resultar em várias irritações, dores de cabeça, fadiga, asma e até câncer.

No entanto, a ventilação também pode permitir que cheiros sujos ao ar livre entrem em um prédio ou automóvel, especialmente se o ventilador usar um ventilador que sopra para dentro ou não tem ventilador.

Intrusão

Uma das desvantagens da ventilação é que ela pode fornecer caminhos adicionais para os invasores entrarem em um edifício ou peça de equipamento. Os criminosos podem invadir as janelas, principalmente quando apenas uma tela permanece fechada.

Insetos e pequenos animais costumam entrar em residências, automóveis e até equipamentos eletrônicos através de janelas, ventiladores ou aberturas de ventilação. Os roedores podem entrar por pequenas aberturas dentro ou ao redor das aberturas do secador e do sótão, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os proprietários podem tomar medidas para limitar esses problemas, como selar as bordas da ventilação.

Pin
Send
Share
Send