Como funciona um desumidificador?

Pin
Send
Share
Send

Desumidificador portátil / desumidificador portátil

Durante os períodos mais úmidos do ano, um desumidificador é um aparelho indispensável em muitas regiões. A menos que seja removida, a umidade interna excessiva pode, com o tempo, causar mofo ou bolor, exacerbar os sintomas de asma e alergia ou até causar problemas estruturais em uma casa. Um desumidificador que trata o ar em toda a casa ou em áreas com problemas específicos pode reduzir bastante essas ameaças, tornando o nível de umidade interna muito mais confortável no processo.

Como funcionam os desumidificadores

Desumidificar significa remover o excesso de umidade, ou umidade, do ar. Um desumidificador faz isso através da física simples, pela qual o vapor de água se condensa na forma líquida quando entra em contato com uma superfície mais fria. No caso de um desumidificador, essa superfície fria é criada por um sistema de bobinas de metal dentro da máquina. As próprias bobinas são resfriadas através da magia de um refrigerante gasoso que circula dentro das bobinas, que é repetidamente compactado e descomprimido à medida que circula pelas bobinas, acionado pelo compressor. À medida que o refrigerante líquido se transforma de líquido em gás, ele cai rapidamente na temperatura, resfriando as bobinas até uma temperatura que pode fazer com que a umidade do ar ao redor se condense na água.

Um ventilador de admissão traz ar úmido e úmido para o desumidificador. À medida que esse ar flui através de serpentinas resfriadas dentro do aparelho, a umidade transportada pelo ar se transforma em condensação, pesada o suficiente para pingar na câmara de coleta. Para sistemas domésticos inteiros e em unidades portáteis equipadas com uma mangueira de drenagem, o processo é simplificado para que a água despeje automaticamente em um dreno. Em outros tipos de umidificadores, a água condensada é capturada em um recipiente coletor, que deve ser esvaziado periodicamente. Em qualquer tipo de desumidificador, os ventiladores sopram o ar seco de volta para a unidade e para a sala, resultando em menor umidade interna.

Crédito: Mitsubishi Electric Diagrama do desumidificador da Mitsibishi Electric.

Um desumidificador, como um condicionador de ar, usa um líquido de arrefecimento circulando dentro de bobinas de metal para alterar as condições do ar interno. O ar úmido entra no desumidificador e viaja sobre as bobinas do evaporador refrigeradas a líquido de arrefecimento. Quando esse ar resfriado cai abaixo de seu ponto de orvalho - a temperatura na qual o ar não pode reter mais água - a umidade do ar se transforma em sua forma líquida, a água. Essa água condensada escorre e se acumula em alguma forma de unidade de coleta. Em uma unidade portátil, o coletor geralmente é um dispositivo removível no estilo de balde. Unidades mais luxuosas e unidades de toda a casa têm um sistema de mangueira ou bomba e mangueira para esvaziar a água diretamente no ralo.

O desumidificador faz mais do que apenas coletar água. Um compressor regula o resfriamento das bobinas, empurrando um refrigerante pelo sistema. Um conjunto separado de bobinas aquece o ar frio e menos úmido antes que um ventilador sopre esse ar seco de volta para a sala. O ar emitido pelo desumidificador é mais quente e seco do que o ar que entra na unidade.

Os desumidificadores são controlados através de um umidistato que controla o nível de umidade desejado na sala. Esse painel de controle funciona como um termostato, regulando a umidade em vez da temperatura do ar. Definir o umidistato para um nível de cerca de 50% pode ajudar a economizar energia, pois o desumidificador será desligado assim que o ar da sala atingir esse nível de umidade relativa. Ajustá-lo para um nível de umidade mais baixo, como 35%, o manterá funcionando por mais tempo. Alguns desumidificadores não mencionam o nível de umidade relativa; em vez disso, os controles são marcados com as configurações "mais seco" ou "mais úmido".

Diferente do Ar Condicionado

Desumidificadores e condicionadores de ar são funcionalmente similares, pois ambos operam por meio de refrigerante líquido que circula através de serpentinas. Mas há uma grande diferença, especialmente quando se trata de unidades portáteis. O sistema de ventilação que aspira o ar úmido sobre as serpentinas do condensador do desumidificador também sopra o ar seco de volta à sala, mas, no caso de um desumidificador, ele está seco, caloroso ar. Um ar condicionado, por outro lado, expele esse ar quente ao ar livre, seja através de respiradouros em uma unidade de janela ou de uma mangueira em uma unidade portátil. Também possui ventiladores que sopram o ar resfriado de volta para a sala - ou através de dutos, no caso de uma unidade de casa inteira. Um desumidificador não esfria o ar, embora o ar possa parecer mais frio assim que um nível de umidade confortável for atingido. Um desumidificador portátil usado em uma área pequena pode até tornar a sala mais quente devido ao ar aquecido liberado pela unidade.

Desumidificadores para toda a casa

Desumidificador Aprilaire 1870Aprilaire 1870 Whole House Desumidificador

Um desumidificador para toda a casa funciona da mesma maneira que uma unidade portátil, com menos manutenção necessária. Esse tipo de desumidificador é uma opção complementar para um sistema de aquecimento e resfriamento doméstico (HVAC), que depende de dutos para fornecer ar aquecido ou resfriado. O desumidificador trabalha junto com o ar condicionado para tornar o processo de resfriamento mais eficiente ou, em um dia frio, ele pode entrar automaticamente quando os níveis de umidade interna ultrapassam o nível desejado. Um desumidificador para toda a casa remove o excesso de umidade do ar que é aspirado através do duto de retorno da casa. À medida que as bobinas de resfriamento do desumidificador resfriam o ar úmido, a condensação resultante é coletada e esvaziada diretamente em um dreno, auxiliado por uma bomba.

Assistência ao ar condicionado

Um desumidificador pode reduzir os custos de refrigeração.

Um desumidificador, especialmente uma unidade residencial inteira, facilita o trabalho do ar-condicionado, economizando potencialmente em custos de refrigeração. O ar desumidificado se sente mais confortável do que o ar excessivamente úmido na mesma temperatura. Por exemplo, em um dia quente e úmido com níveis de umidade ao ar livre de 70%, um ar-condicionado definido para 72 graus F. pode esfriar o ar interno a uma temperatura confortável, mas o ar ainda pode parecer um pouco úmido. Não apenas isso, mas esse ar úmido e úmido tem mais probabilidade de desencadear sintomas de alergia e asma. Um sistema que inclui um desumidificador remove mais água do ar do que o ar condicionado sozinho. Ao contrário do ar condicionado, o desumidificador permite escolher um nível ideal de umidade relativa, geralmente de 35 a 50%, que é muito mais seco que as condições úmidas ao ar livre.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Aprenda a utilizar o desumidificador (Pode 2024).